Os dois lados do balcão
Quando somos clientes corremos muitos riscos, passamos por vezes por más experiências, somos mal atendidos, mal servidos, uns reclamam outros deixam passar e outros simplesmente riscam o sitio da sua lista e nunca lá voltam a pôr os pés.
Mas e então quando estamos do lado de dentro do balcão? Existe algum livro de reclamações destinado a clientes mal educados, arrogantes e que não se sabem comportar? Pois é, não é assim tão fácil, servir não é nada mas nada fácil.
Praticamente nasci atrás de um balcão, neste caso falo de um restaurante mas isto que falo aplica-se a qualquer serviço em que tenhamos que atender clientes como por exemplo a função que desempenhei durante 12 anos numa clínica de fisioterapia e onde tratei centenas de pacientes (a minha verdadeira profissão), serviços diferentes o mesmo objectivo, executar a nossa função e deixar o cliente satisfeito.
Aquela velha historia que o cliente tem sempre razão sempre me deu voltas ao estômago quando tenho que aturar certo tipo de clientes, o cliente não tem sempre razão! a verdade é que na maior parte das vezes nós temos que pôr o nosso melhor sorriso amarelo e engolir o sapo por maior que este seja.
Querem um exemplo? Na verdade tenho muitos mas aqui vai um.
Senhora senta-se na esplanada, vou atender e pede um café, vou buscar o café e quando chego à mesa entrega-me o dinheiro, volto para vir buscar o troco, regresso à mesa entrego o troco mas a senhora quer uma água ''com certeza'' digo eu e volto para vir buscar a água, pelo caminho penso que não me pagou logo e me vai fazer voltar à mesa mais vezes, o restaurante está cheio, é hora de almoço...bingo trago a água e faço mais viagens, acham que pediu desculpa? Que reparou no tempo que me estava a tomar? Nem pensar.
Mas isto não é o pior, o pior é quando nos olham de cima para baixo e tratam como seres inferiores destinados a servir os seus caprichos, por isso quando vou a qualquer sítio vejo sempre os dois lados do balcão e analiso tudo antes de reclamar ou elogiar, entendo perfeitamente os dois lados e tenho pena que outros não o façam.
Se já perdi a calma? Ui infelizmente sim mas foram poucas as vezes e em situações que atingiram um nível muito elevado de desrespeito pelo meu trabalho, tudo tem limites e a paciência por muito grande que seja também o tem.
Apesar de tudo gosto de deixar os clientes satisfeitos, aqueles clientes que têm um sorriso e um obrigado para oferecer, que reconhecem o nosso esforço e melhor ainda, que voltam à nossa casa e nos recomendam a amigos, isto compensa todas as más experiências
Vou fazer uma versão portuguesa para o restaurante do meu pai
(imagem tirada da net)